IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Cinema e remédio com descontos? Como ter e usar carteira virtual do INSS

Passo a passo para emitir carteirinha do INSS - Divulgação/INSS
Passo a passo para emitir carteirinha do INSS Imagem: Divulgação/INSS

Do UOL, em São Paulo

27/05/2023 04h00

Aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios pagos pelo INSS têm direito a uma carteirinha virtual que dá descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros. O cartão virtual, batizado Meu INSS+, foi lançado neste mês pelo governo federal.

Como emitir a carteira do beneficiário

  • Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para iOS e Android)
  • Clique no item "carteira do beneficiário"
  • Selecione uma foto para a carteira do beneficiário
  • Clique no quadrado informando que está "ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code", e em seguida, clique em "continuar"
  • A carteira do beneficiário está disponível. Nos próximos acessos, a carteirinha vai estar disponível, basta clicar em "carteira do beneficiário".
Passo a passo para emitir carteirinha do INSS - Divulgação/INSS - Divulgação/INSS
Passo a passo para emitir carteirinha do INSS
Imagem: Divulgação/INSS
Passo a passo para emitir carteirinha do INSS 2  - Divulgação/ INSS - Divulgação/ INSS
Passo a passo para emitir carteirinha do INSS 2
Imagem: Divulgação/ INSS

Quais benefícios a carteirinha dá

A carteirinha tem como objetivo comprovar que a pessoa recebe um benefício do INSS. Ao entrar no aplicativo e clicar na carteira do beneficiário, o usuário terá em mãos uma carteira virtual com sua identificação e um QR code que vai mudar mês a mês. O QR Code serve como um dispositivo de segurança que garante que as informações do segurado são checadas.

O cartão virtual oferece também um "clube de vantagens" gratuito. A novidade é uma parceria do INSS com os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. O Banco do Brasil informou que oferecerá os benefícios para todos beneficiários do INSS — quem é correntista e quem não é. A Caixa oferecerá as vantagens para os segurados que recebem do INSS pelo banco.

Benefícios oferecidos pela Caixa

Dá para consultar a lista de benefícios em uma página oficial da Caixa.

Quem tem o cartão de crédito e débito Sim Elo tem direito a descontos de até 75% em farmácias, 50% em ingressos de cinema e pipoca, entre outras ofertas. Algumas farmácias credenciadas são Pague Menos, Drogaria São Paulo, Drogaria Pacheco (as três oferecem até 75% de desconto em produtos), Extrafarma e Panvel (as duas oferecem até 30% de desconto). Os beneficiários precisam contratar o cartão de débito ou crédito para ter direito ao benefício. Segundo o banco, não há cobrança de anuidade.

Os beneficiários têm direito a meia entrada na rede Cinemark. Também dá 50% de desconto na pipoca de caramelo. Hoje idosos já pagam meia entrada em cinemas e outros espaços de lazer, mas o benefício é estendido a outros beneficiários que recebem do INSS e não têm mais de 60 anos.

Quem possuir cartão de crédito terá direito a mais benefícios. Segundo o banco, serão oferecidos descontos em lojas, restaurantes e cinemas, por exemplo, assistência para casa e carro quando precisar, além de serviço de instalação de itens domésticos. Também será possível usar o programa de pontos Dotz.

Benefícios oferecidos pelo Banco do Brasil

O BB vai dar descontos em lojas e serviços. Segundo o banco, as vantagens incluem vouchers de descontos para compras em lojas parceiras do Shopping BB, consultas em telemedicina com a Ciclic e acesso a aplicativos de academias e meditação. Para quem já é correntista, os serviços podem ser conferidos via aplicativo, clicando na opção "Vantagens" do app BB para ver o que já está disponível.

Não há uma página na internet com a lista de benefícios. Para quem já é correntista, os serviços podem ser conferidos via aplicativo, clicando na opção "Vantagens. Parta os demais beneficiários, a consulta pode ser feita através da Central do Cidadão do Meu INSS, segundo o banco. É preciso para isso entrar com o cadastro no gov.br. Em seguida, clique em "serviços", depois e "outros serviços" e, por fim, em "carteira do beneficiário".