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Pacote de viagem flexível do Hurb é suspenso pelo Ministério da Justiça

Divulgação/Web Summit
Imagem: Divulgação/Web Summit

Do UOL, em São Paulo

29/05/2023 19h35Atualizada em 29/05/2023 19h49

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, suspendeu a comercialização dos pacotes flexíveis do Hurb, após "diversas denúncias" de clientes.

O que aconteceu:

A única modalidade afetada é a dos pacotes flexíveis, ou seja, os de viagem sem data fixa marcada. Os demais serviços funcionam normalmente.

A suspensão é válida "até que o Hurb apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor, além de comprovar que as falhas identificadas foram corrigidas", segundo a Senacon.

O Hurb está sujeito a uma multa diária de R$ 50 mil, caso não cumpra exigências estabelecidas pela Senacon.

O secretário Wadih Damous disse que a empresa havia se comprometido a melhorar o serviço, mas falhou em trazer "informações suficientes e consistentes".

Para que não haja ainda mais prejuízo aos consumidores e consumidoras de todo o país, nós resolvemos emitir uma medida cautelar para impedir que a Hurb continue comercializando pacotes, já que ela não tem demonstrado capacidade de cumprir com o contratado".
Wadih Damous

Em contato com o UOL, a empresa disse não ter sido notificada pela Senacon, mas "está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos e que, prezando pelo melhor interesse da companhia e de seus consumidores, reúne seu corpo jurídico para tomar as medidas cabíveis, caso necessário".

Problema piorou

A pasta falou que nos últimos meses "aumentaram expressivamente os relatos de clientes em todo o Brasil por problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de problemas durante a viagem e hospedagem".

Até abril, foram registradas 11 mil reclamações este ano na plataforma consumidor.gov, enquanto em 2022 inteiro foram 12 mil notificações. O índice de resolução foi de 64,77% no ano passado, e caiu para 48,05% agora.

Em nota, a Senacon lembrou que o Hurb foi notificado no ano passado sobre as denúncias dos consumidores e, novamente, falhou em dar respostas "suficientes" de como iria resolver as irregularidades.

E agora?

A Senacon orientou que os consumidores com problemas em viagens na Hurb vejam opções de reembolso ou remarcação do pacote.

A secretaria também disse que os clientes devem registrar suas reclamações em órgãos de defesa ao consumidor, como o Procon.

Os problemas podem ser relatados na plataforma consumidor.gov.br.