Pacote de viagem flexível do Hurb é suspenso pelo Ministério da Justiça
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, suspendeu a comercialização dos pacotes flexíveis do Hurb, após "diversas denúncias" de clientes.
O que aconteceu:
A única modalidade afetada é a dos pacotes flexíveis, ou seja, os de viagem sem data fixa marcada. Os demais serviços funcionam normalmente.
A suspensão é válida "até que o Hurb apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor, além de comprovar que as falhas identificadas foram corrigidas", segundo a Senacon.
O Hurb está sujeito a uma multa diária de R$ 50 mil, caso não cumpra exigências estabelecidas pela Senacon.
O secretário Wadih Damous disse que a empresa havia se comprometido a melhorar o serviço, mas falhou em trazer "informações suficientes e consistentes".
Para que não haja ainda mais prejuízo aos consumidores e consumidoras de todo o país, nós resolvemos emitir uma medida cautelar para impedir que a Hurb continue comercializando pacotes, já que ela não tem demonstrado capacidade de cumprir com o contratado".
Wadih Damous
Em contato com o UOL, a empresa disse não ter sido notificada pela Senacon, mas "está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos e que, prezando pelo melhor interesse da companhia e de seus consumidores, reúne seu corpo jurídico para tomar as medidas cabíveis, caso necessário".
Problema piorou
A pasta falou que nos últimos meses "aumentaram expressivamente os relatos de clientes em todo o Brasil por problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de problemas durante a viagem e hospedagem".
Até abril, foram registradas 11 mil reclamações este ano na plataforma consumidor.gov, enquanto em 2022 inteiro foram 12 mil notificações. O índice de resolução foi de 64,77% no ano passado, e caiu para 48,05% agora.
Em nota, a Senacon lembrou que o Hurb foi notificado no ano passado sobre as denúncias dos consumidores e, novamente, falhou em dar respostas "suficientes" de como iria resolver as irregularidades.
E agora?
A Senacon orientou que os consumidores com problemas em viagens na Hurb vejam opções de reembolso ou remarcação do pacote.
A secretaria também disse que os clientes devem registrar suas reclamações em órgãos de defesa ao consumidor, como o Procon.
Os problemas podem ser relatados na plataforma consumidor.gov.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.