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Em crise, Hurb fala em reestruturação; nas redes, há relatos de demissão

Divulgação/Web Summit
Imagem: Divulgação/Web Summit

Do UOL, em São Paulo

30/05/2023 20h27Atualizada em 30/05/2023 20h27

Um dia após a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) suspender uma modalidade de venda do Hurb, a empresa admitiu viver um "momento desafiador" e está tomando medidas para conter as despesas.

O que aconteceu:

Questionado pelo UOL, o Hurb falou estar em "readequação de seu quadro de colaboradores, além de outras ações que visam a redução de despesas".

É possível encontrar nas redes sociais relatos de trabalhadores que foram demitidos hoje da agência de viagens.

A empresa disse que as medidas são "em resposta ao momento desafiador" e "decisões difíceis".

Ontem, a Secretaria vinculada ao Ministério da Justiça tirou do ar as vendas dos pacotes flexíveis, modalidade pela qual o Hurb era reconhecido. Demais viagens podem continuar sendo comercializadas normalmente.

A suspensão é válida "até que o Hurb apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor, além de comprovar que as falhas identificadas foram corrigidas", segundo a Senacon. Além disso, a agência fica sujeita a uma multa diária de R$ 50 mil, caso não cumpra exigências estabelecidas pela secretaria.

Até abril, foram registradas 11 mil reclamações este ano na plataforma consumidor.gov.br, enquanto em 2022 inteiro foram 12 mil notificações. O índice de resolução foi de 64,77% no ano passado, e caiu para 48,05% agora.