Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

PF e Civil cumprem 51 mandados de busca e apreensão por fraudes bancárias

Do UOL, em São Paulo

30/05/2023 09h08Atualizada em 30/05/2023 10h48

A operação Não Seja um Laranja 2, da Polícia Federal, foi deflagrada hoje com o intuito de desarticular fraudes em contas bancárias. Ela contou com a colaboração da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Centro de Crimes Financeiros e Anticorrupção da Interpol (IFCACC-Interpol).

O que aconteceu?

As Polícias Federal e Civil cumprem 51 mandados de busca e apreensão em 17 estados e no Distrito Federal. A operação investiga pessoas que cederam contas pessoais para receber dinheiro proveniente de golpes e fraudes contra clientes de instituições financeiras.

A PF constatou um aumento da "participação consciente" de pessoas físicas em esquemas de fraudes bancárias. Em nota, a instituição afirma que os "laranjas" cedem suas contas em troca de pagamentos, o que "possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos".

A conduta é considerada crime e pode acarretar pena de oito anos de prisão, além de multa. A pena é agravada caso o crime seja feito através de servidores estrangeiros ou a vítima seja idosa ou vulnerável.