Após Copom, Lula diz que Campos Neto 'joga contra a economia brasileira'
O presidente Lula (PT) criticou a manutenção da taxa de juros em 13,75%. Lula afirmou na manhã de hoje (22) que é "irracional uma taxa de 13,75% com uma inflação de 5%".
O que disse Lula:
"Não se trata de o governo brigar com o Banco Central. Quem está brigando com a taxa de juros é a sociedade brasileira, não o governo", declarou em entrevista a jornalistas, em Roma.
Para Lula, "é irracional o que está acontecendo hoje no Brasil, você tem uma taxa de 13,75% com uma inflação de 5%".
"Eu acho que esse cidadão joga contra a economia brasileira. Não existe explicação aceitável do porquê a taxa de juros estar em 13,75%", afirmou Lula.
O chefe do executivo do Brasil disse ainda que 72% da população brasileira está endividada. Além de afirmar que tem "cobrado dos Senadores que colocaram esse cidadão no Banco Central".
Copom mantém Selic em 13,75%
O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu ontem manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 13,75% ao ano.
Juros a 13,75% ao ano é o mesmo valor que foi fixado nos últimos oito encontros, desde agosto de 2022, considerando a primeira elevação da taxa e as sete manutenções até hoje.
O comitê responsabilizou a inflação para a manutenção da taxa novamente: "Medidas de inflação subjacente seguem acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação".
Entre os riscos de alta, o Copom falou que há "incerteza residual sobre o desenho final do arcabouço fiscal", que ainda deverá ser apreciado pelo Congresso.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.