Guto Requena sobre prazos na arquitetura: Não dá para inovar em 30 dias
O arquiteto Guto Requena mistura seu interesse por transformação das cidades, inovação e sustentabilidade em trabalhos e projetos. Para trazer isso à tona, ele explica no "Divã de CNPJ", do Canal UOL, que não se faz um trabalho inovador sem tempo para pesquisar e criar novos formatos.
Inovação se faz com calma, com tempo. Eu adoro quando as marcas chegam e vira algum projeto. 'A gente quer inovação, a gente quer inovação'. 30 dias para entregar. Não se vai fazer inovação em 30 diasGuto Requena, arquiteto
Um exemplo de projeto que levou o tempo necessário para chegar ao público foi uma cápsula de café biodegradável. A marca que buscou o estúdio do arquiteto procurava inovação e permitiu que a equipe se dedicasse um ano ao projeto.
Além da sustentabilidade, a iniciativa combinou outro interesse de Guto: o amor pela cidade. Requena acredita que boas parcerias organizadas com marcas podem criar cidades mais afetivas. O projeto de cápsulas biodegradáveis teve uma dimensão pública.
Foi uma marca muito legal porque ela topou fazer esse projeto em um parque. O que qualquer marca faz? Vai para o shopping, porque é mais fácil. Eles toparam, foi super difícil, demoraram as aprovações, mas foi um projeto muito mais democrático, no meio de um parqueGuto Requena, arquiteto
A estrutura e a organização da empresa de arquitetura são outro fator que pode influenciar a capacidade de inovação, explica o arquiteto. O estúdio Requena já teve cerca de 50 funcionários. Guto busca enxugar a sua estrutura para trabalhar com menos projetos e ter mais capacidade de pensar em novas soluções.
No meu [antigo] formato, era muito difícil fazer inovação com uma estrutura tão grande. Você fica dependente de projeto e você precisa fechar projetos em um ritmo alucinanteGuto Requena, arquiteto
Divã de CNPJ:
O videocast é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira o programa completo com Guto Requena a partir de segunda-feira:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.