IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil compra trigo fora do Mercosul; Argentina enfrenta escassez do cereal

17/07/2013 19h09

O Brasil comprou 1,5 milhão de toneladas de trigo do Hemisfério Norte, segundo um representante da indústria nesta quarta-feira (17). A aquisição é considerada atípica já que as compras costumam ser feitas dentro do Mercosul.

A Argentina é tradicionalmente o maior fornecedor do cereal ao mercado nacional. Porém, as exportações do país estão paralisadas em virtude da escassez do produto. 

O governo brasileiro prorrogou por um mês a isenção de tarifas para que as indústrias continuem a importar o trigo do Hemisfério Norte. Normalmente, os empresas pagam 10% de taxa para compras realizadas fora do Mercosul.

"Segundo ouvimos falar na Câmara de Comércio Exterior (Camex) a compra de  1,5 milhão de toneladas foi feita há 15 dias", disse um funcionário da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) nesta quarta-feira (17).

Segundo a fonte, que prefere manter o anonimato, algumas importações foram feitas antes mesmo da prorrogação do prazo para a isenção tarifária, que inicialmente terminaria em 31 de julho.

A previsão para a colheita de trigo no Brasil é 5,6 milhões de toneladas, aumento de 28% em relação a 2012. Porém, uma onda de frio prevista para a próxima semana pode afetar o rendimento das lavouras do Sul, que concentra praticamente todo o trigo do país.

A situação é mais preocupante no Paraná, onde as plantações estão em estágio mais avançado e, por isso, mais vulneráveis aos efeitos do frio intenso.

O Ministério da Agricultura prevê importações de 6,8 milhões de toneladas de trigo no ano contra as 7 milhões de tonelada na temporada passada, quando a safra foi prejudicada em função de problemas climáticos e de menor área plantada.