Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Governo quer ajuda de produtores independentes de energia em horário de pico

Ministro diz que não há crise energética, mas setor sofre com problema hídrico - Pedro Ladeira/Folhapress
Ministro diz que não há crise energética, mas setor sofre com problema hídrico Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Jeferson Ribeiro

Em Brasília

01/02/2015 15h55

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse neste domingo (1) que o governo quer que os produtores independentes de energia, como indústrias e shopping centers, acionem seus equipamentos de geração durante o horário de pico de consumo para dar suporte ao sistema elétrico.

"Nós temos que mudar a forma de manejar e administrar a energia de reserva que o Brasil tem para atender e passar às pontas de carga. É esse o trabalho que estamos fazendo agora", disse o ministro a jornalistas, pouco antes da eleição para a presidência do Senado.

"Acabei de me reunir com setor privado e reguladores para tomar uma série de medidas que estão sendo encaminhadas", disse, acrescentando que a presidente Dilma Rousseff já aprovou algumas delas e outras serão analisadas numa reunião no próximo dia 12.

"Vamos também começar a fazer junto aos produtores independentes de energia, como é o caso de shoppings centers e algumas indústrias, que têm sua própria energia para que possamos acionar esses equipamentos no período de ponta de carga para que possamos reforçar e passar esse momento crítico com maior tranquilidade", afirmou Braga.

Segundo ele, o país passa por uma crise hídrica, que pressiona o setor elétrico, mas não há crise energética.

"O nosso desafio é mitigar a crise hídrica para não gerar uma crise energética", afirmou.

A reunião do próximo dia 12, segundo Braga, será com a presidente e com a presença de representantes de todos os órgãos governamentais do setor.