Produção de Petróleo e LGN do Brasil cresce 11% em 2014 e tem recorde, diz MME
SÃO PAULO (Reuters) - A produção de petróleo e Líquido de Gás Natural (LGN) do Brasil somou 2,346 milhões de barris diários em 2014, em média, aumento de 11% na comparação com o ano anterior, com o crescimento da extração no pré-sal, entre outros fatores, informou nesta sexta-feira (6) o Ministério de Minas e Energia.
A produção ficou 7% acima do recorde anterior, registrado em 2011, com os pesados investimentos da Petrobras (PETR4) nos últimos anos resultando no crescimento do bombeamento anual.
A estatal elevou a extração de petróleo e LGN em 2014 ante 2013 em 5,3%, após dois anos de queda, para 2,034 milhões de barris/dia. Mas ainda assim ficou abaixo da meta, de alta de 7,5%, com margem de um ponto para cima ou para baixo.
O ano passado também foi marcado por um crescimento da produção de petroleiras estrangeiras que atuam no Brasil, como a BG, importante parceira da Petrobras no pré-sal, e a Shell.
O ministério afirmou ainda que em dezembro o Brasil produziu, em média, 2,596 milhões de barris por dia, superando em 5,6% a produção do mês anterior, de 2,457 milhões barris por dia.
A marca também superou a produção de dezembro de 2013 em 18,2%, segundo o órgão.
"No mês de dezembro, a produção apresentou crescimento na maioria dos principais campos brasileiros, com destaque especial para os Campos de Lula, Roncador e Barracuda, principalmente pela interligação de novos poços às plataformas instaladas recentemente e pela melhoria operacional das plataformas mais antigas", afirmou.
(Por Roberto Samora)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.