Bolsas

Câmbio

Banco Itaú reduz para 1% projeção de alta do PIB em 2017

Luiz Guilherme Gerbelli

SÃO PAULO, 13 Jan (Reuters) - O Banco Itaú diminuiu para 1 por cento a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, ante 1,5 por cento anteriormente, de acordo com relatório divulgado nesta sexta-feira.

O banco justificou a mudança por causa de dados mais fracos da atividade econômica no quarto trimestre de 2016. O Itaú passou a ver uma retração de 0,6 por cento nos últimos três meses do ano passado. Antes, a previsão era de estabilidade.

"Tudo o mais constante, a herança estatística passará de -0,4 por cento para -0,8 por cento, ou seja, um impacto de 0,4 ponto percentual no crescimento de 2017", informou o banco em relatório.

Apesar dos dados piores do que o esperado, o Itaú ressaltou que "os fundamentos seguem estáveis" e que a alta dos preços das commodities e a flexibilização da política monetária devem ajudar a economia a ter um crescimento moderado.

No relatório Focus, do Banco Central, os analistas consultados esperam um avanço bem mais modesto do PIB, de 0,5 por cento para este ano.

(Edição de Marcela Ayres)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos