Acordo grego ajuda na recuperação dos mercados europeus mas varejistas continuam a cair
LONDRES (Reuters) - Os mercados acionários europeus avançaram nesta sexta-feira após dois dias de perdas, com o setor financeiro impulsionado por um acordo sobre a dívida grega que aliviou ainda mais as preocupações políticas na zona do euro, porém preocupações com a concorrência pressionaram os varejistas da Europa.
O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,63 por cento, a 1.528 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,66 por cento, a 389 pontos.
"A Grécia e os seus credores chegaram a um acordo sobre a próxima parcela do resgate financeiro, o que deve dar sustentação às ações já que remove alguma incerteza no futuro", disse o operador do City of London Markets, Markus Huber.
Os governos da zona do euro deram à Grécia outro crédito de última hora no valor de 8,5 bilhões de euros na quinta-feira e esboçaram novos detalhes sobre um possível alívio da dívida, já que o Fundo Monetário Internacional finalmente se ofereceu para ajudar depois de dois anos de hesitação.
O índice de Atenas subiu 0,8 por cento, tendo atingido a máxima de dois anos, com alguns analistas dizendo que esperam que qualquer acordo de alívio da dívida permitirá uma valorização das ações gregas.
Por outro lado, os varejistas europeus ampliaram a queda da sessão anterior e atingiram a mínima de dois meses após a Amazon dizer que comprará a rede de supermercados de produtos orgânicos dos Estados Unidos Whole Foods e pelas preocupações com o aumento da concorrência.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,60 por cento, a 7.463 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,48 por cento, a 12.752 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,89 por cento, a 5.263 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,45 por cento, a 20.940 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,56 por cento, a 10.759 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,23 por cento, a 5.273 pontos.
(Por Danilo Masoni e Kit Rees)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.