Bolsas

Câmbio

Índices acionários europeus voltam a cair e Provident Financial tem forte recuo

LONDRES (Reuters) - A fraqueza das ações dos setores financeiro e de varejo levaram os mercados acionários europeus a outra queda nesta quarta-feira, com a Provident Financial caindo após alerta de lucro, embora os bancos italianos tenham amenizado as perdas.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,23 por cento, a 1.527 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,18 por cento, a 389 pontos.

O STOXX ampliou as quedas da sessão anterior, enquanto as ações da zona do euro recuaram 0,17 por cento e o índice de blue-chips caiu 0,18 por cento.

As ações dos serviços financeiros, seguros e bancos ficaram entre as de pior desempenho setorial, pressionadas pelas fortes quedas do credor de ativos subprime britânico Provident Financial.

O Provident chegou a despencar 20 por cento após um alerta de lucro, dizendo que a interrupção pela reorganização de sua divisão de crédito ao consumidor excercerá pressão durante o resto do ano fiscal.

Já o mercado acionário da Itália forneceu algum alívio, com os bancos UBI Banca, BPER Banca, UniCredit e Intesa Sanpaolo avançando de 2,5 por cento a mais de 5 por cento depois que a Intesa se ofereceu para comprar os ativos bons dos dois bancos da região do Vêneto com problemas.

O setor de varejo também foi pressionado pela belga Colruyt, que caiu 6,7 por cento após os resultados do ano inteiro não atingirem as expectativas.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,33 por cento, a 7.447 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,32 por cento, a 12.774 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,37 por cento, a 5.274 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,26 por cento, a 21.071 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,05 por cento, a 10.740 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,49 por cento, a 5.271 pontos.

(Por Helen Reid e Kit Rees)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos