IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC do Japão oferece comprar volume ilimitado de títulos para acalmar mercados

07/07/2017 08h29

Por Hideyuki Sano

TÓQUIO (Reuters) - O banco central do Japão ofereceu comprar uma quantidade ilimitada de títulos governamentais nesta sexta-feira, uma vez que busca frear as taxas de juros domésticas, elevadas pela ampla venda de títulos em mercados desenvolvidos.

Suas operações agressivas de compra de títulos fizeram com que a maioria dos bônus governamentais japoneses caíssem e enfraqueceu o iene. Também marcaram uma reversão na recente redução da operação de compra de títulos, que é central para sua política monetária frouxa.

"O banco central do Japão enviou um forte sinal de que eles estão comprometidos com a política de controle de curva de rendimento e que eles não estão indo à festa de aperto global. A recompensa foi uma moeda baixa", disse Ray Attrill, chefe de estratégia cambial do NAB.

O anúncio do banco central do Japão veio após um aumento nas nos rendimentos dos títulos do governo japonês de 10 anos para 0,105 por cento, o maior nível desde o início de fevereiro e significativamente maior do que o zero por cento que visa para esse vencimento sob sua política de controle de curva de rendimentos.

(Reportagem adicional de Wayne Cole em Sydney, Nichola Saminather em Cingapura, Leika Kihara e Liwa Twaronite em Tóquio)