IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed vê economia crescendo em um ritmo de leve a moderado, aponta Livro Bege

12/07/2017 15h16

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo de "leve a moderado" nas últimas semanas em todas as regiões do país, com pressões salariais relatadas para empregos de alta e baixa qualificação, informou o Federal Reserve em seu Livro Bege sobre a atividade econômica.

"A atividade expandiu em todos os 12 distritos do Federal reserve em junho, com o ritmo de crescimento indo de leve a moderado", disse o Fed em seu relatório, uma coleção de relatos dos 12 braços do banco central norte-americano.

"O emprego...manteve um ritmo modesto a moderado de expansão", apontou o relatório. "Os salários continuaram a subir a um ritmo modesto a moderado na maioria dos distritos...alta das pressões salariais foi notada entre posições de alta e de baixa qualificação."

Os gastos das famílias se mantiveram na maioria das regiões, embora as vendas de automóveis tenham caído em metade das regiões e alguns distritos tenham visto uma desaceleração mais ampla.

O relatório é consistente com recentes declarações de política monetária do Fed e com o depoimento da chair Janet Yellen ao Capitólio nesta quarta-feira, quando ela disse que o banco central continua no caminho de manter os aumentos de juros e que em breve começará a reduzir o tamanho de seu balanço patrimonial.

O crescimento em geral é lento mas estável; o emprego é baixo mas os salários ainda precisam acelerar.

(Reportagem de Howard Schneider)