Bolsas dos EUA fecham em alta com ações de tecnologia e rali da Vertex

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em alta nesta quarta-feira, batendo novos recordes, alimentados por ações de tecnologia e pelo salto de mais de 20 por cento na ação da Vertex Pharmaceuticals, enquanto os ganhos no Dow Jones foram limitados pela queda acentuada nos papéis da IBM.

O indicador Dow Jones <.DJI> subiu 0,31 por cento, a 21.640 pontos, enquanto que o S&P 500 <.SPX> teve valorização de 0,54 por cento, a 2.473 pontos. O Nasdaq <.IXIC> ganhou 0,64 por cento, a 6.385 pontos.

O setor de tecnologia do S&P 500 <.SPLRCT> estabeleceu nesta sessão novo recorde de fechamento, quebrando o anterior que manteve desde março de 2000.

O papel da Vertex chegou a saltar 26,4 por cento e ir a 167 dólares, máxima recorde, um dia depois de ter relatado resultados positivos para o tratamento de fibrose cística. A ação acabou fechando o dia com ganhos de 20,8 por cento, a 159,69 dólares, e foi o maior impulso no S&P e Nasdaq.

Já a IBM pesou sobre o Dow depois que sua receita trimestral veio abaixo das expectativas e a ação caiu 4,2 por cento, 147,53 dólares, atingindo a mínima de 13 meses.

"Os mercados estão focados nos fundamentos, e os resultados e a economia estão relacionados às ações", disse o estrategista-chefe de mercado da Prudential Financial, em Newark, Nova Jersey, Quincy Krosby.

(Por Rodrigo Campos e Kimberly Chin)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos