IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer diz que Brasil começa a "respirar nova economia" após recessão

Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

25/07/2017 13h24

25 Jul (Reuters) - O presidente Michel Temer aproveitou a posse do novo ministro da Cultura, nesta terça-feira (25), para voltar a bater na tecla de que o país está deixando a recessão para trás e passa a "respirar uma nova economia", apesar das dificuldades ainda enfrentadas.

"Depois de uma longa recessão, nós começamos a respirar uma nova economia e novos costumes no nosso país", disse o presidente, ao dar posse a Sérgio Sá Leitão em cerimônia no Palácio do Planalto.

Enfrentando uma grave crise política decorrente das delações de executivos da JBS, Temer tem buscado comemorar bons indicadores econômicos e criticado quem ele acusa de ser pessimista.

"Nós devemos retirar, naturalmente, toda e qualquer palavra de pessimismo... temos dificuldades, claro que as temos, mas isso é mais ou menos histórico no nosso país", disse, acrescentando que o otimismo é uma marca da população brasileira.

"É exata e precisamente a capacidade extraordinária de recuperação do povo brasileiro, a capacidade extraordinária de otimismo, a capacidade extraordinária de crença nas nossas instituições, e hoje a absoluta crença de que o país está se transformando."

(Por Alexandre Caverni, em São Paulo; Edição de Pedro Fonseca)