IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Refis deve ser votado na próxima semana, dizem lideranças

21/09/2017 17h28

BRASÍLIA (Reuters) - O programa que trata da renegociação de dívidas tributárias de empresas, o chamado Refis, deve ser votado na próxima semana, afirmaram parlamentares nesta quinta-feira, apesar da demora em se chegar a um texto de consenso entre deputados e Executivo.

O texto tem causado divergências, já que deputados demandam condições mais benevolentes para a regularização tributária, enquanto o Executivo deseja regras mais duras, de olho na arrecadação.

Segundo o vice-líder do governo, Beto Mansur (PRB-SP), "há uma negociação junto ao governo, a gente vai tentar votar na semana que vem".

Outra liderança disse à Reuters que a votação está acertada para a próxima semana, mas ainda falta um aval da equipe econômica.

Na quarta-feira, a Receita informou um crescimento de 10,8 por cento na arrecadação de agosto em termos reais sobre igual período de 2016, beneficiado pelos recursos obtidos com o Refis. [nL2N1M10S9]

Importante medida para equilibrar o quadro fiscal do governo, o Refis provocou bastante polêmica no Congresso.

Desde que o texto do refinanciamento foi aprovado por uma comissão mista no Congresso, governo e parlamentares protagonizam uma queda-de-braço para chegar a um denominador comum.

De um lado, o Executivo deixava claro que não poderia aceitar as condições mais benéficas --com descontos sobre os valores devidos-- aprovadas em comissão da Câmara. De outro, parlamentares argumentavam que empresas estavam sem condições de regularizar sua situação tributária.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)