IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump vai retirar certificação de cumprimento do Irã de acordo sobre programa nuclear

13/10/2017 12h53

Por Steve Holland e Jeff Mason

WASHINTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai anunciar nesta sexta-feira que vai retirar a certificação de que o Irã está cumprindo com o acordo de 2015 sobre seu programa nuclear, em uma contraposição ao apoio internacional ao pacto e marcando uma decisiva mudança da política norte-americana.

Trump fará o anúncio em discurso às 13h45 (horário de Brasília), no qual detalhará uma abordagem mais combativa com relação ao Irã e seus programas nuclear e de mísseis balísticos, além de seu apoio financeiro e militar a grupos extremistas no Oriente Médio, disse o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, a repórteres.

Trump também dará ao Departamento do Tesouro dos EUA maior autoridade para impor sanções econômicas contra pessoas e entidades ligadas às forças militares iranianas, a Guarda Revolucionária, em resposta ao que Washington chama de esforços para desestabilizar e enfraquecer seus adversários no Oriente Médio.

A decisão de Trump de retirar a certificação do Irã não vai retirar os Estados Unidos do acordo, que foi negociado pelos EUA e o Irã junto a outras potências mundiais durante o governo do ex-presidente Barack Obama.