IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aneel vai rever proposta para remuneração de distribuidoras de energia, diz associação

25/10/2017 19h01

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai rever uma nota técnica em que sugeriu redução de uma taxa utilizada para calcular a remuneração de investimentos realizados por distribuidoras de eletricidade, disse à Reuters nesta quarta-feira o chefe de uma associação do setor.

Técnicos da agência propuseram que o custo médio ponderado de capital das distribuidoras (WACC) a ser utilizado na revisão tarifária das empresas entre 2018 e 2020 seja definido em 7,24 por cento após impostos, versus 8,09 por cento anteriormente.

Mas o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, disse à Reuters que conversou com representantes do órgão regulador, que teriam admitido uma falha na nota técnica com o novo WACC.

A diretoria da Aneel iria analisar a proposta dos técnicos na última terça-feira, mas o assunto foi retirado da pauta da reunião semanal do colegiado.

    "Tem um erro naquele número de 7,24 por cento... por isso tiraram de pauta. Conversamos com o relator, ele concordou que tinha um dado que não tinha sido contemplado, e vão reavaliar", disse Leite.

Ele explicou que faltou na análise da Aneel uma série de dados sobre o risco de crédito do Brasil, que agora deverão ser incluídos.

    "Com os aperfeiçoamentos, (o WACC) deve ficar no patamar que está hoje, da mesma ordem de grandeza", adicionou o dirigente da Abradee, sem cravar um número.

Procurada, a Aneel não retornou imediatamente um pedido de comentário.

    Em nota a clientes na terça-feira, analistas do Citibank disseram que trabalhavam em um cenário base em que o WACC seria de 8,38 por cento.

    A Aneel costuma rever o WACC a cada quatro ou cinco anos, antes de realizar os ciclos de revisão nos níveis tarifários praticados pelas distribuidoras de eletricidade do país. O último ciclo começou em 2015, e o próximo terá início em 2018.