Bolsas

Câmbio

ABN Amro supera estimativas com aumento do lucro líquido no 3ºtri

AMSTERDÃ (Reuters) - O banco holandês ABN Amro registrou um aumento surpreendente de 11 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre em 673 milhões de euros nesta quarta-feira, à medida que sua carteira de crédito cresceu enquanto as despesas caíram.

As economias implementadas nos últimos anos ajudaram a diminuir os custos em 12 por cento, compensando uma queda de 4 por cento na receita operacional. Além disso, o forte crescimento da economia holandesa manteve a inadimplência em empréstimos a um nível muito baixo, disse o banco.

"Todos as principais carteiras de crédito mostraram crescimento contínuo (e) os benefícios dos programas de redução de custos estão chegando", disse o presidente-executivo do banco, Kees van Dijkhuizen, em comunicado.

Analistas consultados pelo banco esperavam, em média, queda do lucro para 592 milhões de euros, ante 607 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

Desde o resgate pelo governo holandês em 2008, o maior credor doméstico da Holanda cortou milhares de postos de trabalho e fechou sucursais à medida que se concentra mais nos serviços digitais.

Este processo continuará, disse Van Dijkhuizen, levando a mais cortes de emprego nas divisões bancárias de varejo, privado e comercial. O ABN Amro espera reservar uma provisão de reestruturação de 50 a 100 milhões de euros no quarto trimestre.

O ABN Amro foi reprivatizado em 2015, mas o Estado holandês ainda possui 56 por cento de suas ações.

(Por Bart Meijer)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos