Previsão de mais chuvas reduz custo de operação do sistema elétrico

SÃO PAULO (Reuters) - Uma previsão mais otimista de chuva na região das hidrelétricas do Brasil em novembro vai reduzir o custo de operação do sistema elétrico na próxima semana, bem como os preços da eletricidade no mercado spot, segundo dados divulgados nesta sexta-feira.

Quanto menores as chuvas, maior a necessidade de acionamento de termelétricas, que são bem mais caras e acabam por pressionar o custo de operação do sistema.

As precipitações na área das usinas hídricas do Brasil em novembro foram estimadas agora em 92 por cento da média histórica, contra 88 por cento na semana anterior, segundo a Câmara de Comercializaçao de Energia Elétrica (CCEE).

Com isso, o custo de operação do sistema elétrico deverá cair 6,5 por cento na próxima semana, para 446 reais por megawatt-hora, apontou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No final de outubro, em meio a um cenário mais pessimista de chuvas, o custo de operação chegou a tocar 860,45 reais, patamar que começou a cair com a chegada de maiores precipitações em novembro.

As previsões de chuvas que possam ao menos iniciar um movimento de recuperação no nível dos reservatórios das hidrelétricas também reduziram o preço spot da eletricidade, conhecido como Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).

O PLD para a semana de 18 a 24 de novembro caiu 7 por cento, para uma média de 449,83 reais, contra 481,66 reais anteriormente.

"As afluências esperadas para o sistema ao longo de novembro foram revistas... impactando diretamente na queda do PLD", explicou a CCEE em nota.

O PLD chegou a tocar o teto regulatório de 533,82 reais entre setembro e outubro, mas começou a cair com uma gradativa melhoria das chuvas esperadas para novembro.

(Por Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos