IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai ante real com exterior e foco na Previdência

08/12/2017 12h07

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuava ante o real nesta sexta-feira, após o salto de mais de 1,7 por cento na véspera e com o foco dos investidores ainda voltado para a reforma da Previdência e a capacidade de o governo do presidente Michel Temer conseguir apoio político suficiente para garantir a votação neste ano.

O cenário externo também ajudava o movimento, com o dólar mostrando recuos sobre algumas divisas de países emergentes após bons dados econômicos da China puxarem os preços de importantes commodities.

Às 12:06, o dólar recuava 0,29 por cento, a 3,2771 reais na venda, depois de registrar na véspera a maior alta em quase sete meses, de 1,73 por cento, com temores sobre o andamento da reforma da Previdência. O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,55 por cento.

"A data fixada pelo governo, próxima do recesso, preocupa", trouxe a corretora Guide em relatório.

Na véspera, o líder do governo na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou que ficou acordado que a votação da reforma acontecerá no próximo dia 18. A avaliação foi que, com mais uma semana para convencer deputados da base, seria possível garantir margem de segurança para aprovar o texto.

A sinalização com uma data deixava o mercado menos tenso nesta sessão, mas ainda cauteloso porque são necessários 308 votos a favor da reforma para passar na Câmara dos Deputados.

No exterior, o dólar cedia sobre algumas moedas de países emergentes e exportadores de commodities, como o peso mexicano, o rand sul-africano e a lira turca, ajudando no movimento do mercado local.

Isso ocorria após a divulgação sobre dados da balança comercial da China, de que as importações cresceram 17,7 por cento em novembro em relação a um ano antes, bem acima das expectativas de crescimento de 11,3 por cento. Os números da China são bastante favoráveis a países ligados a commodities, como o Brasil, o que favorece o recuo do dólar ante o real.

"O salto da balança da China mostra que podemos esperar melhora no preço das commodities em 2018", afirmou o diretor da corretora Mirae Pablo Spyer.

Ante uma cesta de moedas, no entanto, a moeda norte-americana subia, à medida que crescia o otimismo de que o projeto de reforma tributária nos Estados Unidos será aprovado.

O Banco Central vendeu o total de até 14 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de janeiro. Até agora, rolou o equivalente a 4,2 bilhões de dólares do total de 9,638 bilhões de dólares que vencem no mês que vem.