Bolsas

Câmbio

BC da Rússia surpreende com corte de juros para 7,75%

MOSCOU (Reuters) - O banco central russo reduziu nesta sexta-feira sua principal taxa de juros em 0,50 ponto percentual, para 7,75 por cento, ante 8,25 por cento, um corte mais acentuado do que o esperado, e disse que outras reduções cautelosas são possíveis no primeiro semestre do próximo ano.

O corte desta sexta-feira, o sexto deste ano, foi uma surpresa para o mercado, porque os 22 analistas entrevistados pela Reuters esperavam que o banco central reduziria a taxa de juros em apenas 0,25 ponto percentual, para 8 por cento.

O banco central disse que também vai considerar cortar a principal taxa de juros no próximo ano porque a inflação ficou em 2,5 por cento em termos anuais até 11 de dezembro, abaixo da meta de 4 por cento.

"O Banco da Rússia continuará a sua transição gradual de uma política monetária moderadamente apertada para uma política monetária neutra e deixa em aberto a perspectiva de uma redução da principal taxa de juros no primeiro semestre de 2018", informou o banco central em um comunicado.

A inflação desacelerou mais rápido do que o esperado neste ano em grande parte graças à crescente produção agrícola, a um rublo mais forte e à política monetária apertada do banco central.

Mas é provável que outros cortes nas taxas de juros sejam cautelosos e graduais, já que o banco central vê riscos de que a inflação cresça novamente no próximo ano.

(Por Andrey Ostroukh e Jack Stubbs)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos