IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não houve conversa sobre mudança de rating do Brasil com agências, diz Meirelles

Maria Carolina Marcello

21/12/2017 13h20

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (21) que não conversou sobre mudanças de rating do Brasil nas reuniões que teve com agências de classificação de risco Standard & Poor's, Fitch e Moody's.

Segundo ele, também não houve informação de qualquer antecipação de movimento sobre o rating. O ministro disse, ainda, que aproveitou os encontros para explicar as razões e a dinâmica de a votação da Previdência ter sido adiada para fevereiro.

Na terça-feira passada, o ministro já havia admitido a chance de rebaixamento no rating do país antes da votação da reforma, marcada para 19 de fevereiro. Mas voltou a dizer que o adiamento dava mais tempo para convencimento dos parlamentares e que segue acreditando na aprovação do texto.

Segundo Meirelles, também foi discutido com as agências outras medidas de ajuste fiscal de curto prazo. Em entrevista a jornalistas, ele afirmou que "sempre" se pode aumentar impostos que não estão sujeitos a anualidades, mas que não havia decisão ainda.