Bolsas

Câmbio

Banco francês Société Générale tem lucro inesperado no 4º tri

Por Maya Nikolaeva e Matthieu Protard

PARIS (Reuters) - O Société Générale anunciou nesta quinta-feira um lucro inesperado para o quarto trimestre, contrariando as expectativas de que o banco francês registraria prejuízo, parcialmente devido a encargos relacionados com impostos e custos de reestruturação.

O banco informou que estava começando 2018 com confiança "em um ambiente econômico e financeiro que deveria gradualmente ser mais favorável".

As ações do SocGen subiam cerca de 4 por cento nesta sessão.

O presidente-executivo do SocGen, Frederic Oudea, tem o objetivo de colocar o banco, cujo valor tem sido prejudicado por riscos de litígio, em uma atuação mais estável visando corte de custos em suas atividades de banco de varejo e de investimento.

Oudea também tem como alvo investimentos em tecnologias digitais para acompanhar as mudanças de comportamento dos clientes.

O lucro líquido do terceiro maior banco da França no quarto trimestre caiu para 69 milhões de euros, ante 390 milhões de euros um ano antes, mas superou a expectativa de mercado, de prejuízo de 303 milhões de euros, segundo pesquisa da Reuters com seis analistas.

A receita caiu 5 por cento na área de banco de investimento do SocGen, mas seu desempenho foi relativamente um destaque quando comparado a concorrentes europeus e norte-americanos.

A receita com operações de renda fixa, câmbio e commodites caiu 6,5 por cento, ante queda de 27,4 por cento do BNP Paribas e uma perda de 31 por cento em média de cinco grandes bancos dos Estados Unidos no quarto trimestre.

"A queda na volatilidade, que começou no início do ano continuou, levando a redução na atividade do investidor. Neste ambiente, produtos estruturados permaneceram dinâmicos", disse o banco em um comunicado.

(Por Maya Nikolaeva e Mattthieu Protard)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos