IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reforma tributária de Trump impulsiona lucro recorde da Berkshire, de Buffett

24/02/2018 15h42

(Reuters) - A Berkshire Hathaway, de Warren Buffet, divulgou neste sábado lucro trimestral e anual recordes, impulsionados por um grande corte tributário corporativo nos Estados Unidos, defendido pelo presidente Donald Trump.

O lucro líquido do quarto trimestre aumentou quase cinco vezes, para 32,55 bilhões de dólares, ou 19.790 dólares por ação classe A, ante 6,29 bilhões, ou 3.823 dólares por ação, um ano antes.

O lucro operacional trimestral do conglomerado sediado em Omaha, Nebraska, caiu 24 por cento, para 3,34 bilhões de dólares, ante 4,38 bilhões.

A Berkshire atribuiu cerca de 29,11 bilhões de dólares de seu lucro líquido à redução da carga tributária corporativa, de 35 por cento para 21 por cento, que Trump transformou em lei em dezembro. Muitas companhias norte-americanas divulgaram resultados distorcidos devido ao impacto da lei.

"Buffet foi rápido em dizer que achava que as mudanças na política tributária iriam ajudar a Berkshire e seriam positivas no geral", disse Bill Smead, diretor executivo da Smead Capital Management de Seattle, acionista da Berkshire. "É um pouco irônico que a sua candidata não teria qualquer interesse nisto".

Buffet apoiou Hillary Clinton, uma democrata, na eleição presidencial dos EUA em 2016. "Buffett não fica muito tempo na política", disse Smead.

(Por Jonathan Stempel)