Grupo Boticário compra Vult Cosmética; valor do negócio não foi divulgado
SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Boticário anunciou nesta sexta-feira (9) a compra da empresa brasileira Vult Cosmética, dando sequência a sua estratégia de aumentar alcance no mercado de beleza no país, mas não divulgou detalhes financeiros sobre a operação.
Com a aquisição, o Grupo Boticário passa a ser a segunda maior companhia do segmento de máquiagem do país, com uma participação de mercado de 15,3%, superando a Natura e ficando atrás apenas da Avon, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International.
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A Vult está no mercado desde 2004 e tem amplo portfólio de produtos cosméticos e maquiagem. Atualmente, está presente em 35 mil pontos de venda pelo país, com forte atuação em lojas multimarcas e farmácias, informou a Boticário.
"A chegada da Vult complementa o nosso portfólio e fortalece o nosso negócio, que é multimarca e multicanal", afirmou o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, em nota.
"Seguiremos na empresa para alavancar nosso crescimento nos próximos anos", afirmaram os fundadores da Vult Murilo Reggiani e Daniela Cruz.
O Grupo Boticário encerrou 2017 com receita bruta de R$ 12,3 bilhões, um crescimento de 7,5% frente a 2016. De acordo com a Euromonitor, as vendas da Vult na ponta final cresceram 23% em média ao ano de 2011 a 2016, deixando a empresa na sexta posição no mercado.
A conclusão da compra está sujeita à aprovação das autoridades brasileiras de defesa da concorrência.
O Grupo Boticário controla atualmente cinco unidades de negócio - O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, The Beauty Box e Multi B.
Presença no Nordeste
De acordo com o analista sênior de pesquisa da Euromonitor International Elton Morimitsu, o anúncio da aquisição não é uma surpresa, uma vez que o Grupo Boticário vem investindo em fortalecer sua posição dentro do varejo de lojas nos últimos anos com os formatos Quem Disse Berenice e The Beauty Box.
"A Vult tem uma boa presença em varejistas especializadas em beleza localizadas no Nordeste do Brasil, uma região mais desafiadora para o Boticário vender itens de cosméticos mais caros sob a marca Boticário", afirmou o analista em nota.
Ele acrescentou que vê sinergias complementares entre as marcas do grupo. "A Vult tem um preço médio mais acessível do que o preço observado no Grupo Boticário e também é percebida como uma marca que oferece uma boa relação custo-benefício que poderia aumentar os consumidores de renda média/baixa dentro do Grupo Boticário."
(Edição Alberto Alerigi Jr.)
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