IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo Boticário compra Vult Cosmética; valor do negócio não foi divulgado

Divulgação
Imagem: Divulgação

Paula Arend Laier

09/03/2018 15h56Atualizada em 09/03/2018 16h21

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Boticário anunciou nesta sexta-feira (9) a compra da empresa brasileira Vult Cosmética, dando sequência a sua estratégia de aumentar alcance no mercado de beleza no país, mas não divulgou detalhes financeiros sobre a operação.

Com a aquisição, o Grupo Boticário passa a ser a segunda maior companhia do segmento de máquiagem do país, com uma participação de mercado de 15,3%, superando a Natura e ficando atrás apenas da Avon, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International.

Leia também:

A Vult está no mercado desde 2004 e tem amplo portfólio de produtos cosméticos e maquiagem. Atualmente, está presente em 35 mil pontos de venda pelo país, com forte atuação em lojas multimarcas e farmácias, informou a Boticário.

"A chegada da Vult complementa o nosso portfólio e fortalece o nosso negócio, que é multimarca e multicanal", afirmou o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, em nota.

"Seguiremos na empresa para alavancar nosso crescimento nos próximos anos", afirmaram os fundadores da Vult Murilo Reggiani e Daniela Cruz.

O Grupo Boticário encerrou 2017 com receita bruta de R$ 12,3 bilhões, um crescimento de 7,5% frente a 2016. De acordo com a Euromonitor, as vendas da Vult na ponta final cresceram 23% em média ao ano de 2011 a 2016, deixando a empresa na sexta posição no mercado.

A conclusão da compra está sujeita à aprovação das autoridades brasileiras de defesa da concorrência.

O Grupo Boticário controla atualmente cinco unidades de negócio - O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, The Beauty Box e Multi B.

Presença no Nordeste

De acordo com o analista sênior de pesquisa da Euromonitor International Elton Morimitsu, o anúncio da aquisição não é uma surpresa, uma vez que o Grupo Boticário vem investindo em fortalecer sua posição dentro do varejo de lojas nos últimos anos com os formatos Quem Disse Berenice e The Beauty Box.

"A Vult tem uma boa presença em varejistas especializadas em beleza localizadas no Nordeste do Brasil, uma região mais desafiadora para o Boticário vender itens de cosméticos mais caros sob a marca Boticário", afirmou o analista em nota.

Ele acrescentou que vê sinergias complementares entre as marcas do grupo. "A Vult tem um preço médio mais acessível do que o preço observado no Grupo Boticário e também é percebida como uma marca que oferece uma boa relação custo-benefício que poderia aumentar os consumidores de renda média/baixa dentro do Grupo Boticário."

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Olheiras: 5 dicas para disfarçar as manchas debaixo dos olhos

Universa