Bolsas

Câmbio

Coreia do Sul diz que Norte quer iniciar preparação de encontro

Por Cynthia Kim

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte concordou em manter negociações de alto escalão com a Coreia do Sul em 29 de março na aldeia de Panmunjom, na fronteira, para preparar o encontro de seus líderes planejado para abril, disse o Sul.

Uma equipe de três autoridades será liderada por Ri Son Gwon, presidente do comitê norte-coreano para a reunificação pacífica do país, disse o norte ao vizinho no sábado, informou o Ministério da Unificação do país.

"Esta manhã, a Coreia do Norte enviou uma mensagem por meio de um canal de comunicação em Panmunjom concordando com a nossa sugestão feita no dia 22 de realizar conversas de alto escalão entre as Coreias", disse o ministério em um comunicado.

As expectativas são maiores para uma cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e seu colega norte-coreano, que pode ocorrer até o final de maio.

Trump esta semana nomeou John Bolton, um ex-embaixador dos EUA nas Nações Unidas, famoso por suas opiniões drásticas sobre Pyongyang, para substituir o Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, H.R. McMaster.

Trump demitiu o secretário de Estado Rex Tillerson em 13 de março, dizendo que os dois discordaram sobre o Irã e outros assuntos de política externa.

As negociações coreanas marcadas para 29 de março vão preceder apresentações musicais em Pyongyang, no início de abril, por um grupo de cantores sul-coreanos retribuindo uma visita depois que o Norte enviou artistas para as Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang.

Artistas de ambos os países vão colaborar para um show em 3 de abril, disse a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando um assessor do presidente Moon Jae-in.

Moon planeja realizar uma cúpula com Kim Jong-Un da ​​Coreia do Norte até o final de abril.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos