IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de níquel da Vale cai 17,9% no 1º tri; cobre também recua

16/04/2018 11h38

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção de níquel da mineradora Vale caiu 17,9 por cento no primeiro trimestre, para 58,6 mil toneladas, como reflexo de um processo que busca maiores retornos e que resultou na redução do ritmo da unidade canadense de Voisey’s Bay para estender a vida da mina, afirmou a companhia brasileira nesta segunda-feira.

A maior parte da produção de níquel da Vale, uma das maiores produtores globais de metal, vem do Canadá, onde a companhia atua ainda em Sudbury e Thompson.

A Vale afirmou ainda que o projeto de extensão da mina de Voisey’s Bay está em reavaliação. A companhia ainda colocou em "care and maintenance" (hibernação) as unidades não competitivas como Stobie (em Sudbury) e Birchtree (em Manitoba).

Dessa forma, a produção da Vale na comparação com quarto trimestre registrou uma queda ainda maior, de 24,9 por cento.

Para o segundo trimestre, a Vale prevê produção de 65 mil toneladas de níquel.

As vendas de níquel da mineradora, por sua vez, somaram 57,9 mil toneladas entre janeiro e março, queda de 19,7 por cento ante o mesmo período do ano passado, refletindo um menor volume de produção e aumento de 700 toneladas de estoques de produtos acabados para compensar o consumo de estoques.

A companhia brasileira está realizando um amplo processo de revisão de sua área de metais básicos, com o objetivo de alavancar resultados, inclusive a partir de uma diversificação de seus negócios, elevando a importância do níquel nos resultados da empresa.

No caso do cobre, a produção do primeiro trimestre da Vale alcançou 93,3 mil toneladas, uma queda de 13,2 por cento ante o mesmo período do ano passado e um recuo de 17,8 por cento ante o quarto trimestre de 2017, também devido a paradas de minas não competitivas e também para manutenção.

As vendas de cobre da Vale também caíram nas duas comparações, com um recuo maior, de 20,8 por cento, em relação ao quarto trimestre do ano passado.

Segundo a Vale, a empresa produziu menos cobre em Sudbury, como resultado da decisão de colocar as minas não competitivas em "care and maintenance", além de realizar uma parada não programada de manutenção na mina de Coleman, também no Canadá.

Para o segundo trimestre, a empresa informou que a produção de cobre irá subir para 100 mil toneladas.

(Por Marta Nogueira)