IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CNT critica política de preços da Petrobras, redução de tributos não resolve

23/05/2018 17h09

BRASÍLIA (Reuters) - A Confederação Nacional dos Transportes se associou ao protesto dos caminhoneiros contra o custo dos combustíveis e criticou, em nota, a política de preços da Petrobras, classificada de "equivocada e desastrosa".

"A política de preços adotada pela Petrobras em suas refinarias, que acompanha a alta das cotações internacionais do petróleo, é uma medida desproporcional, pois ela tem custos internos e não internacionais", diz o texto distribuído pela Confederação.

"Transportadores não podem responder pela ineficiência da Petrobras e pela corrupção que ocorreu na estatal."

A CNT avalia, ainda, que a solução apontada até agora pelo governo de redução de impostos terá impacto irrisório no preço do diesel e não irá ajudar na condição de operação das transportadoras e dos caminhoneiros.

"A política de preços de combustível deve considerar as condições econômicas do Brasil. Essa política equivocada e desastrosa não poderia ter sido implantada em pior momento para o setor transportador, que ainda luta para superar as perdas da forte recessão econômica", critica a CNT.

A Petrobras, que detém praticamente o monopólio do refino no Brasil, adotou uma política de reajustes quase que diários do diesel e gasolina, seguindo variáveis como câmbio e o mercado internacional de petróleo, com o objetivo de recuperar mercado perdido para importadores.

Desde que adotou tal política, em julho do ano passado, os preços dos combustíveis da Petrobras subiram pouco mais de 45 por cento, com boa parte dos reajustes sendo repassados aos consumidores, repasse esse que depende de revendedores e distribuidores.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)