IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Barnier, da UE, diz para Reino Unido parar com "jogo de esconder"

26/05/2018 16h03

Por Alastair Macdonald

BRUXELAS (Reuters) - O negociador da União Europeia (UE) para o Brexit pediu neste sábado que o governo britânico pare com o "jogo de esconder" em relação aos seus objetivos sobre as relações comerciais e alertou que atrasos em acordar uma supervisão judicial trazia um risco de arruinar um possível acordo final.

Em comentários feitos após uma semana difícil de negociações em Bruxelas, Michel Barnier insistiu que ele não seria intimidado pelo que chamou de "jogo de acusações" de Londres de culpar a UE de rigidez por rejeitar as exigências britânicas para a cooperação em segurança, comércio e outros temas depois da saída do Reino Unido do bloco europeu.

No texto de um discurso em Portugal para especialistas em legislação da UE, ele acusou os líderes britânicos de não conseguirem entender que são as estruturas legais únicas do bloco, para as quais o Reino Unido contribuiu por 45 anos, que mantinham a confiança entre os países do bloco europeu. Essas estruturas, disse ele, não podem abranger um país que não seja membro.

Os comentários se dão dois dias depois de uma autoridade do bloco europeu classificar como "fantasia" as ideias de Londres para um acordo aduaneiro, para a fronteira com a Irlanda e outros temas.

Representantes britânicos afirmaram que tais comentários não haviam sido "úteis". Os dois lados esperam avançar num tratado antes da primeira-ministra britânica, Theresa May, se encontrar com os outros 27 líderes do bloco daqui a um mês em Bruxelas. A meta é acordar um tratado até outubro.

Barnier disse que estava pronto para negociações de "âmbito político" para tentar avançar as três áreas chaves em que as incertezas permanecem, dez meses antes da data prevista para o Reino Unido deixar a UE, em março de 2019. As áreas são como gerir futuras disputas em relação ao tratado de saída, a chamada solução "backstop" para a fronteira com a Irlanda e a estrutura das relações futuras.

O governo de Theresa May, profundamente dividido sobre a futura relação com a UE, discute a possibilidade de deixar de lado a rejeição à união aduaneira. "Se o Reino Unido quiser mudar os seus parâmetros limites, ele deve nos falar. Quanto antes melhor. Uma negociação não pode ser um jogo de esconder", afirmou Barnier.