IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irã sinaliza compromisso com aumento modesto na produção de petróleo da Opep

20/06/2018 18h55

VIENA (Reuters) - O Irã deu sinais nesta quarta-feira de que poderia se comprometer a um pequeno aumento na oferta de petróleo da Opep quando o grupo se reunir nesta semana, conforme a Arábia Saudita luta para convencer os outros integrantes da necessidade de um crescimento maior na produção.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo se reunirá na sexta-feira para decidir políticas de produção em meio pedidos de grandes consumidores, como os Estados Unidos e a China, para atenuar a alta dos preços e dar suporte à economia global produzindo mais óleo.

O Irã disse na terça-feira que a Opep não deve chegar a um acordo, armando o cenário para um confronto com a Arábia Saudita e a Rússia, não-membro da Opep e maior produtor do mundo da commodity, que estão pressionando para aumentar acentuadamente a oferta a partir de julho, para suprir a crescente demanda global.

Porém, nesta quarta-feira, o ministro iraniano do Petróleo, Bijan Zanganeh, disse que os membros da Opep tinham cortado demais a produção nos últimos meses e deve cooperar com cotas acordadas.

(Por Rania El Gamal, Shadia Nasralla e Alex Lawler; Reportagem adicional por Ahmad Ghaddar, Ernest Scheyder e Vladimir Soldatkin)