IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CEO da Saudi Aramco diz que empresa tem 2 mi bpd de capacidade ociosa

25/06/2018 09h45

Por Nidhi Verma e Sai Sachin Ravikumar

NOVA DÉLHI (Reuters) - A gigante do petróleo Saudi Aramco tem capacidade ociosa de 2 milhões de barris por dia (bpd) e pode atender a demanda adicional em caso de necessidade de fornecimento, disse a empresa na segunda-feira, dias depois de a Opep acertar um aumento modesto na produção a partir de julho.

A Aramco, terceira maior produtora de petróleo do mundo, está produzindo cerca de 10 milhões de bpd e tem capacidade para produzir 12 milhões de bpd, disse Amin Nasser, presidente-executivo da empresa, em uma conferência em Nova Délhi.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), liderada pela Arábia Saudita, e os produtores aliados, incluindo a Rússia, concordaram nos últimos dias com um aumento modesto na produção de petróleo a partir de julho, após os pedidos de grandes consumidores para conter o aumento dos preços.

"Temos uma capacidade ociosa saudável... que será aproveitada para atender a demanda adicional e quaisquer interrupções no fornecimento, se isso acontecer", disse Nasser.

Nasser espera que a decisão da Opep seja implementada "muito em breve", embora ele não tenha comentado sobre a potencial produção da Aramco entre julho a agosto.

"Tudo o que for concluído como parte deste acordo, vamos cumprir", disse ele.