Bolsas

Câmbio

Alta do euro no passado pode ainda pesar sobre a inflação por vários trimestres, diz BCE

FRANKFURT (Reuters) - A apreciação do euro no passado pode ainda pesar sobre a inflação por vários trimestres, mas esse efeito pode ser mascarado pelo elevado poder de precificação das empresas, afirmou o Banco Central Europeu (BCE) em uma pesquisa nesta quarta-feira.

O BCE vem estimulando a economia há anos para reavivar a inflação, mas a alta do euro no último ano --parcialmente revertida nas últimas semanas-- tem sustentado pedidos de autoridades para apertar a política monetária apenas progressivamente para evitar paralisar o crescimento e a inflação.

"A apreciação a partir de meados de 2017 pode ainda ser relevante por alguns trimestres à frente", disse o BCE em um boletim econômico. "A transferência da taxa de câmbio pode ser difícil de detectar se for compensada por uma confluência de outros fatores, incluindo o elevado poder de precificação das empresas."

O euro acumula ganhos de mais de 4 por cento contra o dólar em comparação com um ano atrás, mas recuou quase 7 por cento desde o pico no primeiro trimestre.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos