IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC reduz projeção de expansão do PIB do Brasil a 1,6% neste ano após greve e menor confiança

Patrícia Duarte

28/06/2018 08h32

SÃO PAULO, 28 Jun (Reuters) - O Banco Central reduziu com força sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil a 1,6% neste ano, sobre 2,6% antes, citando não apenas os efeitos da greve dos caminhoneiros, mas também a queda da confiança de empresas e consumidores e a perda de fôlego da atividade vista desde o início do ano.

Além disso, o BC deixou claro que vê a inflação perdendo força após junho, mês que ainda sofrerá o impacto da alta dos preços ocasionada pela paralisação dos caminhoneiros em maio, que causou forte desabastecimento no país todo.

"A revisão (do PIB) está associada ao arrefecimento da atividade no início do ano, à acomodação dos indicadores de confiança de empresas e consumidores e à perspectiva de impactos diretos e indiretos da paralisação no setor de transporte de cargas ocorrida no final de maio", mostrou o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) do BC publicado nesta quinta-feira (28).

Leia também:

Para o BC, o setor industrial será um dos que mais deve sofrer neste ano, com estimativa de expansão de 1,6% agora, praticamente a metade do esperado antes (+3,1%).

O consumo das famílias também crescerá menos (2,1%, frente a 3%), "compatível com recuperação mais lenta da massa salarial, resultado da redução no ritmo de crescimento dos rendimentos e da população ocupada".

Pessimismo

As projeções sobre o desempenho da economia têm se tornado cada vez mais pessimistas. Pesquisa Focus do BC, que ouve uma centena de economistas todas as semanas, mostra que a estimativa de expansão do PIB do país neste ano estava em 1,55%, depois de ter chegado a 3% alguns meses antes.

No RTI, o BC informou que ainda é difícil dimensionar "de forma precisa" o impacto da greve enquanto mais indicadores não forem divulgados, mas que dados já conhecidos "sinalizam influência expressiva da greve sobre a produção e o varejo".

O BC reconheceu que a inflação será mais alta no curtíssimo prazo por conta da bandeira tarifária de energia mais pesada e da greve dos caminhoneiros e seus impactos nos preços dos alimentos e combustíveis, mas ressaltou que ela deve perder força em seguida.

"Nos meses seguintes (a junho), a despeito dos efeitos defasados da depreciação cambial observada desde o final de abril e da alta projetada para passagens aéreas, em julho, espera-se que a reversão dos efeitos do desabastecimento, a sazonalidade favorável dos preços de alimentos e a elevada ociosidade dos fatores de produção favoreçam o arrefecimento das taxas mensais".

Juros mantidos

Na semana passada, o BC manteve a taxa básica de juros na mínima histórica de 6,5% ao ano, citando piora no mercado externo e, ao mesmo tempo, recuperação "mais gradual" da economia brasileira neste ano após a greve.

Para a inflação medida pelo IPCA, o BC manteve sua projeção em 4,2% para 2018 e 3,7% para 2019, conforme divulgado na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na semana passada. Já para 2020, a estimativa passou a cerca de 3,7% sobre 4%.

O mercado, em geral, também tem visto que a inflação provavelmente terminará o ano a 4%, abaixo do centro da meta de 4,5% pelo IPCA com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, acelerando então a 4,1% em 2019. E também vê que a Selic não será alterada até o final deste ano. Para o fim de 2019, a expectativa é de que ela vá a 8%.

O BC também projetou que, no cenário de mercado, os preços administrados deverão subir 7,2% em 2018, 4,6% em 2019 e 3,8% em 2020.

(Edição de Camila Moreira)

Veja como é fabricado o etanol brasileiro

UOL Notícias