IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Secretário do Tesouro dos EUA critica notícia que diz que Trump quer deixar OMC

29/06/2018 11h54

WASHINGTON (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, disse nesta sexta-feira que uma reportagem do site de notícias Axios, que citava fontes dizendo que o presidente Donald Trump queria que os EUA se retirassem da Organização Mundial do Comércio (OMC), está errada.

"Não há notícias de última hora aqui ... não está certo", disse Mnuchin à Fox Business Network, classificando a reportagem como "notícias falsas".

O Axios informou anteriormente nesta sexta-feira, citando pessoas que estavam envolvidas em discussões com o presidente, que Trump afirma a conselheiros frequentemente que quer que os Estados Unidos saiam da OMC, uma medida com implicações potencialmente desastrosas para o comércio global.

"Isso é um exagero", disse Mnuchin. "O presidente tem sido claro, conosco e com outros, ele tem preocupações com a OMC, ele acha que há aspectos que não são justos, ele acha que a China e outros usaram isso em benefício próprio, mas estamos focados no livre-comércio. É nisso que estamos focados, em derrubar as barreiras."

Uma pessoa que discutiu o assunto com Trump, de acordo com o site Axios, disse que o presidente frequentemente afirma a assessores: "Não sei por que estamos nisso. A OMC é projetada pelo resto do mundo para acabar com os Estados Unidos."

A OMC, com 164 membros, é a única organização internacional que trata das regras do comércio entre países e declara que seu propósito fundamental é abrir o comércio "para o benefício de todos".

Uma saída dos EUA exigiria um ato do Congresso dos EUA, e Trump dificilmente conseguiria persuadir os parlamentares a realizar seu desejo, disse o Axios.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Na sexta-feira passada, os EUA disseram à OMC que as decisões de apelação em disputas comerciais poderiam ser vetadas se levassem mais do que os 90 dias permitidos. [nL1N1TO1BU]

(Por Tom Miles)