IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saudi Aramco negocia compra de fatia na quarta maior petroquímica do mundo

19/07/2018 09h59

Por Hadeel Al Sayegh e Rania El Gamal

DUBAI (Reuters) - A Saudi Aramco disse nesta quinta-feira que está avaliando a compra de uma participação estratégica na fabricante petroquímica saudita SABIC, um movimento que poderia impulsionar o valor de mercado da gigante estatal de petróleo antes de uma planejada oferta pública inicial de ações (IPO).

A Aramco informou em comunicado que estava em "discussões em estágio inicial" com o Fundo de Investimento Público (PIF) do reino para adquirir a participação na SABIC por meio de uma transação privada. A empresa não tem planos de adquirir ações publicamente negociadas, afirmou.

A SABIC, listada na Bolsa de Riad e quarta maior companhia petroquímica do mundo, tem 70 por cento de seu capital detido pelo PIF, o maior fundo soberano da Arábia Saudita. Além disso, tem uma capitalização de mercado de 385,2 bilhões de riyals sauditas (103 bilhões de dólares).

A Reuters informou na quarta-feira que a Aramco havia convidado bancos para assessorá-la na potencial aquisição de uma participação estratégica na Saudi Basic Industries Corp (SABIC), citando duas fontes com conhecimento direto do assunto.

O tamanho da participação em que a Aramco está interessada em adquirir não é conhecido.

(Por Hadeel Al Sayegh e Rania El Gamal; reportagem adicional de Marwa Rashad e Katie Paul)