IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Norwegian quer operar voos de baixo custo dentro do Brasil, diz ministro do Turismo

23/08/2018 17h38

AEREAS-NORWEGIAN-BRASIL:Norwegian quer operar voos de baixo custo dentro do Brasil, diz ministro do Turismo

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia aérea escandinava Norwegian Air Shuttle tem interesse em operar voos dentro do Brasil de baixo custo, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, citando que a empresa deve começar a operar voos da Europa para o país a partir de março do ano que vem.

Segundo o ministro, que conversou com representantes da Norwegian em Estocolmo, Suécia, se a abertura de capital das empresas áreas do Brasil for aprovada, a companhia escandinava poderia constituir uma nova companhia no Brasil.

"Nós teremos então uma empresa voando dentro do Brasil, constituindo uma empresa brasileira...a custo que seria a metade do custo de mercado, que é o que eles fazem aqui, as chamadas low cost", afirmou o ministro em depoimento gravado e disponibilizado pelo Ministério do Turismo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o funcionamento da Norwegian Air no Brasil no começo deste mês. A terceira maior companhia aérea europeia de baixo custo pediu, por meio de sua subsidiária do Reino Unido, direitos de tráfego no Brasil para possíveis voos de Londres, buscando iniciar operações em 2019.

O mercado brasileiro é dominado apenas por quatro grandes grupos de aviação, Latam, Gol, Azul e Avianca.

Segundo o ministério, a Norwegian avalia operar seus voos entre Rio de Janeiro e São Paulo, "mas o Ceará iniciou uma ofensiva para atrair a Norwegian para Fortaleza", que ofereceu investimento de 500 mil dólares por rota implementada nos três primeiros anos para promoção e atração de passageiros, além da isenção já em vigor de ICMS sobre o querosene de aviação. A isenção é válida também para "todos os fornecedores e o reabastecimento das aeronaves com produtos alimentícios, o catering", afirmou o ministério.

A Gol, em parceria com a Air France-KLM, iniciou em maio deste ano operações em um hub em Fortaleza, de olho em um fluxo de passageiros entre o Brasil e a Europa de mais de 1 milhão de passageiros por ano.

(Por Alberto Alerigi Jr.)