IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Usiminas contrata BTG Pactual para vender participação na mineradora Musa, diz fonte

23/08/2018 16h10

EMPRESAS-USIMINAS-MUSA:Usiminas contrata BTG Pactual para vender participação na mineradora Musa, diz fonte

Por Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) - A Usiminas contratou o BTG Pactual para vender sua participação de 70 por cento na mineradora Musa, disse nesta quinta-feira uma fonte com conhecimento do assunto.

O jornal Valor Econômico informou nesta quinta-feira, citando fontes, que a Mineração Usiminas, conhecida como Musa, pode ser avaliada em 1 bilhão de reais e que a japonesa Sumitomo, que já detém 30 por cento do capital da Musa, poderia ampliar sua fatia da empresa.

Mas a fonte da Reuters disse que é "muito cedo" para determinar o valor de mercado da empresa ou um potencial comprador.

O BTG e a Sumitomo não responderam imediatamente aos pedidos da Reuters para comentários e a Usiminas se recusou a comentar o assunto.

No final de julho, o presidente-executivo da Usiminas, Sergio Leite, afirmou que a unidade de produção de minério de ferro é menos estratégica para a empresa atualmente em função do atual nível de preço da commodity.

"Nosso negócio principal é produzir aço. Há 10 anos, em função dos preços (do minério) houve uma discussão sobre se as siderúrgicas deveriam verticalizar...(Hoje) o que é estratégico para a Usiminas é produzir aço", disse Leite na ocasião ao responder se a Musa é um ativo estratégico para companhia ou se poderia ser um ativo passível de uma eventual venda.