IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Negociações entre México e EUA no Nafta avançam, diz ministro

26/08/2018 14h05

Por Sharay Angulo

WASHINGTON (Reuters) - As negociações bilaterais entre México e Estados Unidos como parte da renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), estão "nas últimas horas", disse neste domingo o ministro de Economia mexicano, Ildefonso Guajardo.

Nas últimas semanas, os dois países mantiveram conversas para resolver as diferenças em torno da renegociação do Nafta, antes de reincorporar ao diálogo o Canadá, terceiro membro do grupo.

No entanto, os desacordos na seção sobre energia, a questão do conteúdo regional nos automóveis e uma cláusula de extinção do pacto reclamada pelo governo americano travaram as negociações.

"Praticamente estamos nas últimas horas deste negociação. Vejamos como avança o dia", disse Guajardo neste domingo ao chegar ao escritório do representante comercia dos EUA em Washington e começar outro dia de negociações entre os dois países.

Guajardo acrescentou, no entanto, que a medida em que o Canadá se junte novamente às conversas, será necessário pelo menos uma semana de trabalho.

Um pouco antes, o futuro representante comercial do México nas negociações do Nafta, Jesús Seade, disse que o capítulo energético do acordo, que havia dificultado os avanços, "está resolvido".

"O tema energético saiu. Nos demais, estamos avançando", explicou.

No sábado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu país poderia chegar logo a um "grande acordo comercial" com o México.

A renegociação do tratado foi uma das principais promessas de campanha de Trump, que chegou a Casa Branca em janeiro de 2017 Trump chegou a ameaçar se retirar do tratado se não fossem renegociados alguns termos.