IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P 500 e Nasdaq atingem novas máximas com acordo comercial EUA-México

Por Stephen Culp

27/08/2018 18h20

(Reuters) - Um amplo rali impulsionou o S&P 500 e o Nasdaq a novas máximas no fechamento pela segunda sessão consecutiva nesta segunda-feira (27), com um acordo comercial alcançado entre os Estados Unidos e o México melhorando a confiança dos investidores.

O índice Dow Jones subiu 1,01%, a 26.050 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,77%, a 2.897 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,91%, a 8.018 pontos.

Ações de tecnologia levaram o Nasdaq acima da marca dos 8.000 pontos pela primeira vez e o setor forneceu o maior estímulo para o S&P 500.

Uma autoridade comercial sênior dos EUA anunciou um acordo com o México para substituir o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e disse que as conversas com o Canadá deveriam começar imediatamente.

A melhor perspectiva comercial recebeu apoio adicional de notícias de que Washington estava pressionando a União Europeia a acelerar as negociações de tarifas.

Disputas entre os Estados Unidos e seus parceiros comerciais têm pesado sobre a confiança dos investidores por boa parte deste ano, apesar de fundamentos econômicos sólidos e dois trimestres robustos de resultados corporativos.

"Leva um longo tempo para as pessoas saírem de suas preocupações relacionadas aos dias de quedas de milhares de pontos e se sentirem um pouco mais confortáveis", disse Robert Pavlik, estrategista chefe de investimentos na SlateStone Wealth LLC.

"As pessoas estão se sentindo um pouco mais positivas", acrescentou Pavlik.

Matt Blunt, presidente do Conselho de Políticas Automotivas da América, disse que ele estava otimista sobre o acordo comercial. Ações da Ford Motor Co subiram 3,2% enquanto a General Motors avançou 4,8%.

Companhias sensíveis a tarifas, como a Boeing Co e a Caterpillar Inc ganharam 1,2% e 2,8%, respectivamente, liderando o avanço do setor industrial e fazendo o Dow avançar.