IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Correndo contra o tempo, Canadá e EUA buscam formas de salvar o Nafta

30/08/2018 15h01

Por Julie Gordon e Sharay Angulo

WASHINGTON (Reuters) - Negociações entre Canadá e Estados Unidos se intensificaram nesta quinta-feira, à medida que tentam chegar a um Acordo de Livre Comércio na América do Norte (Nafta) reformulado até o prazo de sexta-feira, com ambos otimistas sobre os progressos.

Apesar de alguns contenciosas ainda em discussão, o tom cada vez mais positivo contrasta com as duras críticas do presidente norte-americano, Donald Trump, ao Canadá, nas últimas semanas, aumentando esperanças de que as negociações que já duram cerca de um ano terminem logo em acordo para o bloco.

As negociações entraram numa fase crucial após EUA e México anunciarem um acordo bilateral na segunda-feira, abrindo caminho para que o Canadá se juntasse às negociações para salvar o acordo de 24 anos que representa mais de 1 trilhão de dólares em comércio anual.

O acordo desenhado deve fortalecer a América do Norte como base manufatureira, dando incentivos para o investimento automotivo nos EUA e retirará algumas cadeias de fornecimento da China. Isso pode retardar a migração de empregos de automóveis nos EUA para o México e modernizar o pacto de 24 anos com novos capítulos que envolvam a economia digital e padrões de propriedade intelectual, trabalhistas e ambientais mais fortes.

Trump definiu sexta-feira como prazo para os países chegarem a um acordo, que permitirá ao presidente mexicano Enrique Pena Nieto assiná-lo antes de deixar o cargo em novembro. Sob a lei dos EUA, Trump deve esperar 90 dias antes de assinar o pacto.