IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump está pronto para intensificar guerra comercial com a China, diz Bloomberg

31/08/2018 07h13

Por Roberta Rampton

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está preparado para intensificar rapidamente a guerra comercial com a China e afirmou a seus assessores que está pronto para adotar tarifas sobre mais 200 bilhões de dólares em importações chinesas assim que o período de consulta pública sobre o plano acabar na próxima semana, informou a Bloomberg News na quinta-feira.

A Casa Branca recusou-se a comentar sobre a matéria da Bloomberg, que citou seis fontes não identificadas e mexeu nos mercados. O índice acionário S&P atingiu mínimas da sessão, o dólar, o iuan e os rendimentos dos Treasuries também caíram.

Washington exige que Pequim melhore o acesso ao mercado e as proteções à propriedade intelectual para empresas dos EUA, reduza os subsídios industriais e corte o déficit comercial de 375 bilhões de dólares.

As duas maiores economias do mundo já aplicaram tarifas sobre 50 bilhões de dólares em produtos um do outro. Negociações com o objetivo de reduzir as tensões terminaram na semana passada sem grandes avanços.

"Os chamados métodos de linha dura e de pressão do lado dos EUA não funcionarão com a China, e não ajudam a resolver o problema", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, nesta sexta-feira quando questionada sobre a informação.

A posição da China é resolver a questão através de discussões pragmáticas sobre uma base de igualdade, que é o que a comunidade internacional quer ver, completou ela.

As novas tarifas de 25 por cento propostas por Washington afetarão produtos ao consumidor como materiais para construção de moradias, produtos tecnológicos, bicicletas e vestuário,

O período de consulta pública sobre a proposta termina em 6 de setembro e Trump planeja impor as tarifas após esse prazo, disse a Bloomberg.

(Reportagem de Roberta Rampton; Reportagem adicional de Makini Brice, Jeff Mason e David Lawder em Washington e Ben Blanchard em Pequim)