IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC regulamenta recebimento de remessa do exterior direto em reais

20/09/2018 18h36

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central regulamentou nesta quinta-feira o recebimento de remessas do exterior em reais, diretamente em conta corrente ou conta poupança, sem necessidade de operação de câmbio.

A medida, que visa a facilitar a operação para destinatários no Brasil, entra em vigor em 1º de novembro e vale apenas para transferências pessoais que envolvam crédito de até 10 mil reais, informou o BC.

Com a mudança, todos os custos da operação podem ficar por conta de quem enviar os recursos. Atualmente, quem recebe o dinheiro precisa convertê-lo em reais, tendo que negociar a taxa de câmbio com a instituição autorizada e arcar com os custos.

Em função do trâmite, até que ser concluído o processo o destinatário fica sem saber quanto efetivamente embolsará.

"A nova sistemática é facultativa. As instituições que quiserem operá-la adotarão políticas em seu relacionamento com a instituição remetente dos recursos do exterior, inclusive em relação à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, equivalentes àquelas atualmente exigidas pela regulamentação cambial sobre as relações internacionais entre bancos correspondentes", destacou o BC.

(Por Marcela Ayres)