IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Usinas de energia movidas à biomassa têm recordes de produção, diz CCEE

21/09/2018 13h04

SÃO PAULO (Reuters) - As usinas de geração de energia que utilizam biomassa como combustível tiveram recordes de produção por dois meses consecutivos, em junho e julho, informou nesta sexta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

As usinas, a maior parte movida por bagaço de cana-de-açúcar, somaram uma produção de cerca de 4,76 gigawatts médios em julho e 4,5 gigawatts médios em junho, contra um recorde anterior de 4,43 gigawatts em setembro do ano passado.

Segundo a CCEE, as usinas de biomassa somavam ao final de julho deste ano uma capacidade instalada de 12,72 gigawatts, crescimento de 1,1 por cento frente ao mesmo período do ano anterior.

"Tal informação confirma que o desempenho recorde das usinas do sistema, ao longo de julho, é fruto da maior produtividade", afirmou a CCCE.

As unidades movidas com cana-de-açúcar responderam por quase 87 por cento da geração, com 4,12 gigawatts, também um recorde para o insumo --o Brasil é o maior produtor global de cana.

A cogeração de energia é uma importante fonte de recursos para a indústria de cana, em momento em que os preços do açúcar bruto no mercado internacional estão oscilando um pouco acima de em mínimas em dez anos.

O aumento da cogeração ocorre apesar de uma queda esperada na produção de cana do centro-sul neste ano.

A maior parte da geração foi por usinas em São Paulo, com 2,2 gigawatts, seguidas pelas do Mato Grosso do Sul (quase 802 megawatts), Minas Gerais (582 megawatts), Goiás (529 megawatts) e Paraná (289 megawatts), todos na região centro-sul, líder em produção de cana e de açúcar no Brasil.

(Por Luciano Costa)