IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índices chineses caem com novas tarifas; ações imobiliárias recuam com revisão de sistema de pré-venda

25/09/2018 07h36

XANGAI (Reuters) - Os índices acionários chineses recuaram nesta terça-feira, no primeiro dia de negociação após as novas tarifas comerciais dos Estados Unidos e da China entrarem em vigor na segunda-feira, enquanto as empresas imobiliárias recuaram por preocupações com a possibilidade do fim de um sistema de pré-venda.

No encerramento do pregão, o índice de Xangai teve queda de 0,6 por cento. Os mercados de ações da China permaneceram fechados na segunda-feira por conta de um feriado.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,9 por cento, com o subíndice do setor financeiro caindo 1,44 por cento. O setor de produtos básicos de consumo caiu 0,95 por cento, enquanto o subíndice de saúde subiu 0,11 por cento.

As ações dos incorporadores imobiliários chineses recuaram, com o subíndice do setor imobiliário registrando queda de 4,4 por cento depois que seis províncias ficaram de decidir se mantêm ou descartam o sistema de pré-venda que permite às construtoras obter fundos antes da conclusão do projeto.

Os Estados Unidos e a China impuseram novas tarifas sobre produtos um do outro na segunda-feira, à medida que as maiores economias do mundo não mostraram sinais de recuar em uma disputa comercial cada vez mais intensa que deve atingir o crescimento econômico global.

Uma importante autoridade chinesa disse nesta terça-feira que está difícil prosseguir com as negociações comerciais com os Estados Unidos, enquanto Washington está colocando "uma faca no pescoço da China".

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,29 por cento, a 23.940 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG não teve operações.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,58 por cento, a 2.781 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,90 por cento, a 3.379 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI não abriu.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,06 por cento, a 10.978 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,53 por cento, a 3.236 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,02 por cento, a 6.185 pontos.