PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

BCE prevê que crescimento global vai desacelerar com disputas comerciais

27/09/2018 10h37

FRANKFURT (Reuters) - O crescimento global deve desacelerar no curto prazo e o risco de um crescente conflito comercial entre as principais potências pode pesar ainda mais sobre o sentimento, disse o Banco Central Europeu em um boletim econômico regular nesta quinta-feira.

"No curto prazo, espera-se que o dinamismo econômico global se modere", disse o BCE no boletim, que é amplamente consistente com a declaração de política monetária do BCE após a reunião de 13 de setembro.

"Novos aumentos de tarifas e incertezas sobre as futuras relações comerciais deverão pesar no impulso econômico global", acrescentou.

Com a economia da zona do euro se movimentando, o BCE confirmou os planos da reunião de reduzir pela metade as compras de títulos a partir de outubro, até encerrá-las no final do ano.

O banco também disse que manterá os juros em mínimas recordes até o próximo verão e que está confortável com as expectativas do mercado para um pequeno aumento da taxa de juros em algum momento do quarto trimestre de 2019.

(Por Balazs Koranyi)