ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Bostic diz que Fed deveria buscar chegar a uma postura de política monetária neutra

05/10/2018 14h11

(Reuters) - O Federal Reserve deveria continuar elevando os juros até atingir uma taxa neutra para avaliar o desempenho real da economia, afirmou o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, nesta sexta-feira.

"As condições atuais sugerem, para mim, que devemos chegar a uma postura de política monetária em que nosso pé não esteja nem no acelerador - o que chamamos de política expansionista - nem nos freios - o que chamamos de política restritiva", disse Bostic em um discurso em uma conferência de educação em Atlanta.

"Essa posição neutra permitiria que a economia ficasse por conta própria", acrescentou.

Na semana passada, o banco central norte-americano elevou a taxa de juros pela terceira vez este ano para um intervalo entre 2 e 2,25 por cento. As autoridades do Fed atualmente estimam a taxa neutra em cerca de 3 por cento.

Bostic também disse que, dada a força da economia dos EUA este ano, ele pode ter subestimado a demanda agregada.

"Se for esse o caso, o potencial de superaquecimento exigiria um caminho de elevação de juros maior do que eu estava pensando", disse ele.

Ele observou, no entanto, que os líderes empresariais em seu distrito não revisaram materialmente suas perspectivas para o resto do ano e para 2019 e não esperam atualmente alterar seus planos de investimento de capital. Eles relataram uma certa firmeza nos custos trabalhistas.

Mais Economia