IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Itaú BBA prevê aumento de 30% em sua carteira agrícola em 2019

16/10/2018 19h11

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Itaú BBA prevê elevar em 30 por cento sua carteira de financiamento à produção agrícola em 2019, contando com crescimento de investimentos em algodão em Mato Grosso, principal produtor brasileiro da pluma.

Além disso, produtores demandarão mais crédito sob influência de uma alta prevista de custos da safra, principalmente devido ao frete, disse o diretor de Agronegócio do banco de investimento, Pedro Fernandes.

O crescimento virá após a carteira fechar este ano com avanço de 50 por cento, segundo previsão do executivo, que não divulgou montantes.

"O aumento de recursos vem do algodão e vem também do custo dessa safra (2018/2019), que deve ser 15 por cento superior ao custo da safra anterior", disse o executivo, nos bastidores do evento FT Commodities, no Rio de Janeiro.

As despesas, segundo o executivo, serão impulsionadas pela alta dos custos de frete, devido ao tabelamento pelo governo, e pela alta dos insumos em dólar.

No caso do setor de algodão, o Fernandes disse que "com certeza será um importante demandador de recursos", em meio à expectativa de uma nova safra recorde no país --a pluma é uma das culturas mais intensivas em investimentos.

"Já foi nas duas últimas safras, a gente viu um importante aumento de área este ano. É uma cultura que demanda muito investimento. Daí vem uma boa parte do crescimento", disse o executivo, pontuando que a empresa trabalhará também em acessar novos clientes e aumentar a participação com seus clientes já tradicionais, ao redor do Brasil.

Os principais clientes do banco, segundo Fernandes, são os maiores, que faturam mais de 20 milhões de reais.

(Por Marta Nogueira)