IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Perda de contrato com a Volvo ofusca resultados da TomTom

16/10/2018 10h53

Por Toby Sterling

AMSTERDAM (Reuters) - A firma de navegação holandesa TomTom anunciou nesta terça-feira que perdeu um contrato com a montadora Volvo, ofuscando um relatório de previsão de lucros.

A empresa disse que o contrato para fornecer serviços de localização e navegação para a Volvo, que foi anunciado em 2016, foi encerrado antes de entrar em vigor em 2019.

A notícia alimentou os temores dos críticos que disseram que um acordo que o Google firmou no mês passado com a Renault, outro cliente da TomTom, significava que a empresa corria o risco de ser rebaixada para o terceiro lugar em seu principal mercado, com margens mais baixas.

A Volvo não pôde ser contatada imediatamente para comentar o encerramento do contrato. Analistas do ING disseram em nota que acreditam que a montadora sueca optou pelo Google, em vez do atual líder no mercado de navegação, a HERE.

Embora a notícia da Volvo tenha derrubado as ações, a TomTom informou nesta terça-feira resultados melhores do que os esperados do terceiro trimestre, com ganhos de 62,4 milhões de euros, ante 35,5 milhões de euros um ano antes.

Enquanto as vendas dos dispositivos tradicionais de navegação da empresa continuaram a cair, isso foi compensado pelas vendas para montadoras e pelo licenciamento de mapas para os clientes Apple e Uber.

A empresa também elevou sua perspectiva de receita para o ano todo, para 850 milhões de euros, ante 825 milhões de euros.

A TomTom anunciou este mês planos de vender seu negócio de gerenciamento de frotas, dizendo que focará em desenvolver mapas digitais usados ​​em direção autônoma - o negócio no qual fixou seu futuro.

(Por Toby Sterling)